Maiores fabricantes de Pisos Vinílicos – Mercado Global
Por: Global Flooring - 16 de Fevereiro de 2023
Por Walter Wendler da Rocha , Diretor de Operações Globais da Tesoro Woods USA e Sócio Proprietário da Global Flooring no Brasil, Consultoria em Importação de Pisos e Acabamentos.
Atualmente a Ásia responde pela produção de 90% dos pisos vinílicos rígidos e flexíveis consumidos no mundo, sendo a China o principal polo industrial, seguido pela Coreia do Sul, Taiwan, Vietnã e Camboja. No caso do piso vinílico rígido SPC a China é líder absoluta de mercado, responsável por 99% da produção mundial.
O Piso vinílico atualmente é o produto amplamente escolhido pela maioria dos construtores no mercado, respondendo por um valor bruto de US$ 32 bilhões em 2021, com crescimento projetado para US$ 54 bilhões até 2028. Os EUA são os maiores importadores de pisos vinílicos, seguidos pela Alemanha, Inglaterra, Canadá e Japão.
Em termos de uso, o mercado está bem dividido sendo 50% do consumo direcionados para áreas residenciais e a outra metade para ambientes comerciais, corporativos, hospitalares e outros.
No Brasil estima-se que o consumo de pisos vinílicos já ultrapasse o de pisos laminados com pouca vantagem. Entretanto o piso cerâmico continua sendo líder absoluto em nosso mercado, por uma questão cultural e econômica. A ampla maioria dos revestimentos vinílicos comercializados no Brasil são importados, mesmo as marcas nacionais importam suas coleções já com suas embalagens para venda em território nacional. As marcas se diferenciam pelas coleções, cores das réguas e formatos sem contar a questão tributária e fiscal , que é específica em cada estado e influencia nos preços ao consumidor.
Há uma tendência global na escolha de vinílicos em função da resistência a umidade, conceito “pet-friendly” e resistência, entretanto a carência de mão de obra qualificada em nosso mercado ainda é um limitante para o crescimento do mercado de vinílicos.
Fonte:
Floor Covering Weekly 07/02/2023
Statista Dez/2022
Importadores fabricantes pisos vinilicos mercado mundial pisos